terça-feira, 18 de agosto de 2009

A crise dos 5 anos

Quando finalmente decidimos que está na altura de iniciarmos uma relação a dois, o nosso primeiro objectivo são os 3 meses. Parece que é a partir desta data que começa a surgir a primeira troca de argumentos talvez a maioria das vezes sem grande razão aparente mas é novidade! Não existe qualquer explicação filosófica contudo os afortunados que conseguem ultrapassar tal façanha terão uma vida descansada por mais 2 anos e 9 meses mais precisamente. Uma relação com 3 anos é já considerada uma relação sólida, em que cada uma das partes perde a individualidade. Já não sou só eu ou o meu namorado, o “ou” passa a ser substituído pelo “e” e de repente a qualquer lugar que nós vamos as pessoas perguntam sempre pela nossa cara-metade. É aqui que começam os primeiros comentários sobre casamento, filhos, sobre vida a dois… Acho que isso acaba por assustar muitos casais então em muitas relações há sempre um que se sente mais assustado e começa a equacionar todas as palavras e comentários que lhe vão dizendo. Pensamentos como “Será que é a pessoa certa para eu me casar”, “Daria ela/ele uma boa mãe/pai para os meus filhos”, “Eu, ter filhos!?!?”, “Então mas eu gosto tanto da minha vida como está porque é que tenho de mudar? Será que o meu namorado/namorada quer mudar e eu não sei?” etc., etc. Muitos não resistem ao stress e acabam por terminar a relação talvez por não conseguirem resolver todas estas questões ou então por pela primeira vez terem pensado nelas e descobrirem finalmente a resposta.
Após estas tempestades dos 3 vem a bonança :) Entramos em época de prosperidade e tranquilidade, onde conseguimos chegar a um ponto de equilíbrio nas nossas divergências, onde apesar de perdermos um pouco a nossa individualidade somos nós próprios e temos consciência disso, e onde o futuro não nos assusta pois sabemos que mais tarde ou mais cedo o que nós queremos é o que a pessoa que está ao nosso lado quer, é tudo uma questão de tempo…
Contudo, e muito recentemente acabo de descobrir uma nova crise, a dos 5 anos. O castelo de sonhos que fomos construindo ao longo dos 5 anos é devastado por uma onda gigante sem que possamos compreender porque é que num dia tão calmo ela chegou. É então que descobrimos a crise dos 5 sentimentos! Um pouco inexplicável mas consegue-se sentir 5 coisas diferentes em cada dia: amor, tristeza, saudade, depressão, raiva. Ficamos sem saber o que fazer da vida, o nosso coração palpita de forma arritmada, sentimo-nos enganados, traídos, só queremos deixar-nos levar e desaparecer pois não conseguimos perceber o sentido dos últimos 5 anos se no final tudo vai desaparece. Infelizmente ainda não sei se depois da onda passar ainda há castelo ou se já só restam ínfimos grãos de areia mas tenho a certeza que para algumas relações aquela onda apenas ajudou a encher a piscina :) basta amar!

25 comentários:

  1. concordo com o artigo, estou na fase desta crise dos cinco anos, porém amor por si só não tá adiantando para salvar tudo. Agente sem querer perde o frio na barriga e beijar já não parece tão importante ou bom. Tenho medo de não superar e terminar. Eu sei que o amo mas não estou mais apaixonada.

    ResponderEliminar
  2. Também concordo, hoje estou com 5 anos e 4 meses, e essa suposta crise começou do nada, e o pior que só eu estou enxergando ela...São pequenas atitudes que não são tomadas, é o eu esperar algo de novo e não ter nada...logicamente que não é como o inicio do namoro, mas perdeu a graça, o sentido e está começando a perder o significado...

    ResponderEliminar
  3. Preciso de ajuda, estou nessa crise mas amo mto ele e não quero ter q terminar, por outro lado não vejo o msm sentimento nele.:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. to vivendo o mesmo estou sem saber oque faz e horrível !

      Eliminar
  4. Concordo, eu tb estou casada a 5 anos, meu relacionamento esfriou muito, mas sempre conversei com meu esposo sobre essas coisas, mas pra ele sempre estava bem, até que um belo dia chegou e vimos que não estava, agora tem a desconfiança.

    ResponderEliminar
  5. BEM, ACABO DE PASSAR POR ESTA CRISE. FOI REALMENTE UMA ONDA QUE DEVASTOU TUDO, NO MEU PENSAMENTO O AMOR, A PAIXÃO, O TESÃO HAVIAM ACABADO. NOS SEPARAMOS E O PIOR: DESCOBRIMOS TRAIÇÕES MÚTUAS, EM TODOS OS SENTIDOS DA PALAVRA. PORÉM, COMO SE FOSSE NUM ESTALAR DOS DEDOS, QUANDO NEM A AMIZADE HAVIA SOBRADO, O SOL VOLTOU A BRILHAR, VI QUE O AMOR QUE ACHEI TER IDO EMBORA ESTAVA ALI, GUARDADO EM ALGUM CANTO EMPOEIRADO. BASTOU DAR UMA LUSTRADA E NOVAMENTE ME APAIXONEI PELA MESMA PESSOA. REFAZER A HISTÓRIA, ESQUECER OS DESLIZES (DE CORAÇÃO)E BOLA PRA FRENTE. E QUE VENHA A CRISE DOS 7.... MAS ESTAREI PREPARADO PRA ELA.

    ResponderEliminar
  6. Uma pena essa crise chegar e acabar com tudo!! Pena alguns nao conseguirem... Como o meu casamento por exemplo. Uma pena!

    ResponderEliminar
  7. concordo plenamente,sou apaixonado por ela,e estamos nessa crise,mais se Deus quisertudo passara,porque nossa história é muito linda e a amo muito...sera que uma mulher que agride um homem o ama??sou forte tenho 75kls bem distribuídos,se eu for pelo mesmo lado não é minha praia...detesto agressão..pois esta nas mãos de Deus

    ResponderEliminar
  8. 4 anos e 3 meses de namoro, minha primeira namorada e eu o primeiro namorado dela. A crise chegou, e chegou com força, sem motivos concretos, sem explicacoes, simplesmente destruindo td que construimos ate aqui, a amo demais, e sei que ela tbm me ama, mas alguma coisa fez com que ela esfriasse cmg, tenho certeza que mao existe uma 3º pessoa na relacao, mas do nada ela começou a querer fazer coisas que nao fazia antes, e me culpava por nao querer acompanha-la sempre, beber, sair pra boate etc... do nada quis sair de casa, morar sozinha, largar a casa dos pais, largar o namoro prq nao estava bem consigo msm, me senti pessimo, em saber que eu nao significava o msm que ela pra mim, prq eu jamais pediria um tempo a ela se nao existisse um motivo de peso envolvido. Estamos a uma semana com esse tempo, ela parece que nao quer me dar esperanças, me trata meio seca, parece que eu nao tenho importancia na vida dela, parece que ela ta "livre" agr, que eu so atrasava ou atrapalhava a vida dela, so que td td isso começou a menos de 1 mes, antes estava td perfeito, 4 anos sem nunca ter ofendido com um palavrao um ao outro em nenhuma discursao. E do nada isso, tenho fé em Deus que essa tempestade vai passar, nao quero terminar jamais, amo demais aquela mulher, nao imagino como seria sem ela do meu lado. Boa sorte a tds,

    ResponderEliminar
  9. Acho que cheguei nessa crise.Namoro a 5 anos e 10 meses, mas ultimamente tudo me irrita.E como no artigo diz, um dia é de amor, no outro tristeza, no outro indecisão , é uma mistura de sentimentos.A onda ta começando a subir.Espero que passe, pois o amo.

    ResponderEliminar
  10. Não concordo..acho que relacionamento é vida.mas se tem boa vontade das partes tudo se resolve..as crises estão sempre ali cabe a vc deixar ela ser maior ou não. Vamos encarar a vida de forma normal e menos dramática.Não existe crise do ano

    ResponderEliminar
  11. Estou passando por esta fase e já passamos pelas outras citadas tbm, 5,4 anos juntos.

    Parece q tudo a deixa estressada e ela esfriou tanto emocionalmente quanto sexualmente q é o que mais incômodo e visível. Não a culpo somente, tbm Mudei em vários aspectos, devido estresse de trabalho, faculdade, falta de tempo, dinheiro e certeza do fvtvro.

    Será q podemos e queremos svperar ela?

    ResponderEliminar
  12. Entramos nessa terrível crise. São 5 anos juntos e agora ele veio me pedir um tempo, já são quase 1 semana sem nos falarmos e sinto que dessa vez não tem volta. O pior sentimento é o de abandono, perceber que o cara que você tanto amava não faz mais nenhum esforço para resgatar a relação. São mensagens não respondidas e ligações não atendidas... Todo dia era uma discussão e no final o dia que eu bebi mais um pouco, ele me deixou bêbada e sozinha. Nunca fiz nada parecido com ele, sempre fui super parceira e quando finalmente precisei dele foi essa a minha resposta.

    ResponderEliminar
  13. Eu tenho crises anuais... E sempre no mês de outubro... como e dificil... as vezes parece não ter uma luz no fim do túnel...

    ResponderEliminar
  14. Estou passando por isso são 5 anos juntos, 3 anos morando juntos e temos um baby de 3 anos. Mas eu sinto que ele não me ama mais, que está distante não sei se é pelo serviço, eu sinto que estou perdendo ele, meu sonho é ganha uma aliança de noivado,teve várias oportunidades mas nunca compra, sempre tem uma desculpa que a hora vai chega, não sei se sou ansiosa ou estou pegando pesado e tenho que deixar a hora dele. Tá difícil

    ResponderEliminar
  15. 4 anos e 4 meses de namoro,sinto q ainda tem amor, mas a paixão esfriou demais, dizem q é normal, mas é muito dificil, tudo me irrita, não sei se estou sendo egoísta e não sei se isso vai passar.É um pouco reconfortante saber q não sou so eu q sinto isso. Bem aventurados os q conseguem por essa crise.

    ResponderEliminar
  16. Namoro a 5 anos, vai fazer 6 daqui a 5 meses, mas sinto como se estivessemos passando por essa crise. Eu sinto vontade de ser livre, sair sem das satisfação, não sei, parece que somos mais amigos do que outro coisa. Eu o amo e sei disso, mas é como se não fossemos mais namorados, é como se eu e ele estivessemos acomodados a essa situação por conta dos anos juntos. Eu tento conversar, mas qualquer coisa que eu falo, ele faz drama, imagina se eu tentar dar um tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha relação está muito parecida com a sua eu tbm quero ser livre porém me vejo presa nele... Mas pra mim a relação tá muito pra baixo pra mim não tá fazendo mas sentido.

      Eliminar
  17. Eu me sinto exatamente como está no artigo 5 coisas diferentes em cada dia: amor, tristeza, saudade, depressão, raiva. Estamos juntos a 5 anos e 7 meses, e estamos nessa fase, toda noite batemos boca, ou tem dia que estamos em puro amor. Tem dias que eu não estou afim de fazer nada,sexualmente falando, tem dias que eu não quero nem que me toca no braço, mas em outros dias quero que ele me abrace. É uma fase realmente horrível, por que você não sabe se está acabando ou se é apenas crise. Chateadissíma com essa situação.

    ResponderEliminar
  18. tenho exatos 5 anos de CASADOS, estou abalada, eu ate amo meu esposo mais não consingo enxerga-lo mais como um namorado tenho uma filha com ele e é isso me prende a ele, não desejo que nossa filha cresça separados dos pais, mas sinto que tudo isso tem um preço.. estamos acomodados, quase não nos encostamos e fora que eu voltei a pensar no meu ex namorado, sinto que esse preço será minha infelicidade nao sei o que fazer! estou muito depressiva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oii, por vc se privar e estar triste é normal lembrar do que antes era bom...como o ex. Mas não é o que vc realmente quer...

      Eliminar